segunda-feira, 18 de julho de 2011

Os melhores e os piores da Calabria- Parte 1

Há pouco tempo de ir embora de Reggio Calabria (ainda não sei ao certo quando, mas há um mês que eu venho dizendo às pessoas que vou embora daqui a duas semanas) comecei a pensar em todas as coisas boas e ruins que vi por aqui e resolvi fazer uma lista dos melhores e piores do sul da Itália. Mas como eu falo muito, façamos por partes, ok?
MELHORES (1):
GELATTO (Sorvete italiano)- Pra mim e para a maioria, o número um de Reggio Calabria é o Cesare, que para o meu desconforto total fica a cinco minutos da minha casa... Mas tenho que concordar com minhas portugas que o Sottozero tem o melhor atendente do mundo, que coloca chantilly, cacau e colherinhas de biscoito em cima! A loucura pelos “gelati” aqui no sul da Itália é tão grande, que até quase três da manhã O Sotto e o Cesare estão abertos e super lotados. E pra quem pensa que sorvete é coisa de criancinha, se engana. É mais do que comum ver homenzarrões de negócio, de terno e gravata, fazendo reuniões, ou dando uma paradinha (só das 12:00 às 16:00) para comer o famoso “brioche com gelatto”... Um puta pão com meio quilo de sorvete dentro. Tipo, um X-Salada super extra mega vision plus dos sorvetes. Absurdamente enorme.  Dias desses eu provei, comi tudo e jurei, com uma lágrima escorrendo no cantinho dos olhos, não comer mais nada por um mês. No outro dia peguei só um copinho pequeno (com 3 sabores).
E os top top dos sabores são esses:
*Pistacchio- ok, esse dá pra entender, pistache!
*Settevelli- inspirado numa torta, com SETE tipos diferentes de chocolate, um nojo!!!
*Cioccolato fondente- chocolate puro e bem escuro, incríiivel!
Pausa para a história do fondente: Um dia de domingo saí pra almoçar sozinha, me perdi em Reggio e resolvi pegar um sorvetinho, enquanto me encontrava. A cidade inteira dormia e eu andava sozinha na rua, quando de repente vem uma única viva alma, a quem eu pensei em pedir informações. Ela que falava ao celular, olhou pra mim, bem dentro dos meus olhos e disse: “Signorina, signorina, sei sporca!!! “ Dei uma conferida no visual, no espelhinho de uma carro e o veredito, foi que eu estava com cioccolato fondente até na testa... Não sei como aconteceu, mas certamente se fosse um sorvete branco não apareceria tanto, portanto cuidado com ele, você corre o risco de ser chamado atenção na rua por estar “sporca”!! Depois dessa eu achei o caminho de casa rapidinho.
*Caramelo- Descobri no meio dos três sabores do sorvete da Sofia, dia desses. Sequei o sorvete dela de tanta inveja. Ontem mesmo fui no Sotto e me deliciei com um caramelo, só pra mim!!!
*Stracciatella- o do Cesare é o melhor. É o nosso flocos, mas com super pedaços de chocolate, mhmmm... Que será da minha vida sem o sorvete do Cesare e do Sotto, Dio mio???
PIORES (1)
SUJEIRA NAS RUAS:
Aqui toda a beleza da cidade e todas as coisas boas vão por água a baixo quando nos deparamos com a sujeira nas ruas... Infelizmente a consciência ecológica aqui ainda não pegou. Existem “tanques” nas ruas que servem para jogar o lixo doméstico. De vez em quando no meio da noite passa o caminhão de lixo e o recolhe, isso quando não ficam mais de uma semana sem passar e quando chegam tem que recolher um Monte Everest do lixo. Se alguma coisa cai no chão, eles não recolhem, fica lá pra sempre... Aqui perto mesmo, viraram um desses tanques de lixo numa escada há alguns dias, enquanto o recolhiam. Adivinha onde ficou todo lixo que caiu??... Me enlouquece, ver o povo jogando tudo pela janela do carro, dá vontade de gritar “joga a mãe”!!! Nas calçadas, a mesma coisa, embalagens de picolé, sacolas, cigarros, papeizinhos, panfletos, garrafas, jornal, copinho de sorvete e tudo o que se possa imaginar vai pro chão, mesmo que eles estejam na frente da lixeira, o que eles gostam mesmo é de jogar o lixo no chão! E ao contrário do Brasil, não tem garis, que varrem as ruas, ao menos nunca vi um deles.
O centro da cidade é sujo, mas não tanto, porque ali a noite passa um “caminhãozinho vassoura” que suga a sujeira.
Mas ao mesmo tempo vem surgindo, ao menos por parte dos mercados, uma conscientização em relação às sacolas plásticas. Ou você leva a sua sacola, ou paga 6 centavos, ou mais, por sacola plástica. E elas são biodegradáveis, de um produto novo, que só vi por aqui.
Enfim, nota zero à maioria dos calabreses, que tem a consciência ecológica do século V.
Penso em abrir aqui uma empresa de limpeza das ruas. Ainda fico rica!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário