quinta-feira, 9 de junho de 2011

A princesinha e a rainha do mar

Fiquei com saudades do meu país tropical e acordei a cantarolando “Copacabana, princesinha do mar...” De súbito lembrei da primeira vez que fui ao Rio de Janeiro. Primeira e única, há exatamente um ano atrás.
Engraçado como todo o mundo sonha em um dia ir ao Brasil e pensam que o Brasil é só o Rio, ou São Paulo. Talvez por isso essa má impressão do nosso país.
Não que sejam lugares feios, longe disso, Rio e São Paulo são lindos. Mas, como se fala tanto da “cidade maravilhosa, cheia de encantos mil”, cheguei ao Rio esperando ver uma das cidades mais lindas da minha vida.
Desembarquei no aeroporto, peguei uma van e quando desci, na frente do hotel, em Copacabana, olhei para o meu ex-namorado e disse, decepcionada: Copacabana é isso, mesmo? Menor que Balneário?? Copacabana é bonita sim, pela beleza natural, ao seu redor, ou quase natural, com seu calçadão ondulado, fechado para pedestres em feriados e domingos, ciclovia, avenida imensa, tudo por conta do aterro que sofreu, para que não fosse invadida pelas águas. E lógico, pelo seu Copacabana Palace, que é único.
Mas eu, catarinense de coração, frequentadora de Balneário Camboriú desde sempre, tenho que concordar com meu cantor favorito, Caetano Veloso, que Copacabana é a princesinha do mar.
Se neste momento me pedissem para coroar a rainha do mar, meus queridos cariocas da gema que me perdoem, mas: “...the crown goes to... Balneário Camboriú!!”
Balneário, que não tem toda a fama, nem toda avenida, nem toda a violência e prostituição escancarada que Copacabana tem. Balneário, que tem muito ainda a receber de seus governantes, como um saneamento decente, um aterro em toda praia e uma avenida tão linda quanto à da princesinha. Mas estamos no caminho.
À minha “Rainha do Mar”: Balneário Camboriú- SC- Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário