domingo, 20 de maio de 2012

ENTRE A SOMBRAS DO NOVO BOM RETIRO

“Entre as coisas mais tristes que já conheci” está a covardia e a sacanagem dos órgãos públicos!
Moradora do Bom Retiro há 29 anos, me espanta o tamanho do desrespeito e ignorância com que se trata o patrimônio histórico de nossa cidade. Uma cidade linda, que já serviu de exemplo para Gramado e outro lugares fabulosos. E hoje é tratada com tanta indignidade pelos nossos representantes.
A seguinte passagem aconteceu há um ano, com uma casa de mais de um século de idade:
-Por um milhão e meio compramos e restauramos a sua casa, para instalar aqui uma clínica.
- Negócio fechado!
A partir de então engenheiros e arquitetos, começaram a freqüentar o local, até que...
- Por dois milhões compro este terreno, mas a casa deve estar demolida.
- Negócio fechado!
Dias depois, a cuidadora da casa aos prantos, arquitetos, engenheiros e vizinhos assistem, chocados, à demolição da antiga casa azul do Bom Retiro.
E o comprador de dois milhões de reais... Nunca mais apareceu!
E da bela casa centenária, da falecida artista plástica Freia Gross, que estava em processo de tombamento, só restaram ruínas.




Um triste fim, mas que não chegou ao fim.
O bairro Bom Retiro, com casas que datam de épocas próximas a da fundação da cidade, hoje sofre o ataque de ambiciosos especuladores imobiliários, com suas construções infames, de prédios estilo ‘caixote’ dentro dos terrenos das casas tombadas pelo patrimônio histórico de Blumenau. E não satisfeitos em construírem prédios que em nada lembram o estilo das antigas casas, ainda milagro$amente conseguiram burlar a lei que limita a construção de prédios no Bom Retiro com número de andares determinados pela justiça. Corre entre os vizinhos boatos de que há projeto da construção de um prédio com 30 andares e outros dois com mais de 15 andares.
As leis brasileiras são vergonhosas e se dobram a quem dá mais.
Patrimônio histórico? Logo veremos prédios e mais prédios escondendo o que ainda há de mais bonito no nosso bairro que é a memória do nosso passado na arquitetura e na natureza.
Senhor prefeito... Senhores vereadores... Senhores deputados... Existe realmente algum ‘senhor’ para honrar as leis em Blumenau, ou teremos que conviver com este faroeste, onde o dinheiro é sempre a última palavra?
Enquanto isso assisto de camarote a derrocada da memória de Blumenau, sendo esmagada pela sombra do Novo Bom Retiro.
Para o bem da minha memória, saí de câmera em punho pelo meu bairro, fotografando o que ainda temos de bonito para ser apreciado. E também o que está sendo feito para que engulamos no futuro um Alzheimer compulsório da memória de Blumenau.

 Sigamos um pouquinho deste roteiro.

Ainda temos do que nos orgulhar.

Aplausos a preservação, Nemetz.

Vazia, para alugar, porém linda e preservada.

Preservada a morada do poetinha camarada de Blumenau e de sua bela artista Hering Bell.

Terrorismo ao Patrimônio Histórico!

Mostrando a sua cara.

Linda, preservada e habitada.

Aplausos para o zelo da Wizard com o patrimônio histórico!

 Mal cuidada, porém ainda aqui e de pé... Porque a próxima...

Hoje não há mais nenhum resquício do que ainda havia nesta foto. 
Alguém aí foi punido por isso?...

Um comentário:

  1. Parabéns Lilian por este post, nasci, estudei e morei neste bairro por 8 anos e depois ainda trabalhei ali, tenho boas lembranças do Bom Retiro, das casas parede meia,da Cia Hering, dos Bares e da cooperativa da Hering, que iamos todos os dias comprar comida... passo quase todos os dias por ali e vejo sempre as mudanças... adoro este Bairro,e é uma pena que isto esteja acontecendo. Sandra Regina Sierascky.

    ResponderExcluir