E eis que em meio aos vão dos tantos edifícios, de uma das cidades com o maior número de prédios por metro quadrado do Brasil, Balneário Camboriú, e em pleno carnaval surgem belas vozes, interpretando canções de artistas pouco –ou nada- carnavalescos. Primeiro como uma homenagem póstuma a Whitney Houston, uma voz feminina, chama a atenção com a famosa “I will always love you”. Em pouco tempo curiosos começam a aparecer nas sacadas e janelas dos apartamentos, em busca dos artistas anônimos. Em seguida um tenor, com pitadas e tons de Luciano Pavarotti solta a voz com o clássico “Funiculi, Funiculà”, deixando o pequeno público com vontade de ouvir a próxima canção. Mas tudo não passa de uma brincadeira de amigos, divertindo-se nas ruas.
De um lado belas vozes da cultura mundial, do outro a transmissão pela TV da maior festa do mundo, no Rio de Janeiro, o carnaval.
Seria uma discrepância cultural?
Não para mim, que vivi a delícia de participar de um desfile de carnaval a menos de 24 horas atrás, na passarela de Florianópolis.
É a maravilha da cultura! Cultura de um povo alegre e feliz, por vezes sem acesso a educação e cultura necessários para fazê-los grandes cidadãos. Porém um bravo conjunto de pessoas que, unidas em busca do ideal de organizar uma brilhante festa para todas as classes, consegue mostrar ao mundo toda a alegria e encantamento do povo brasileiro.
E é a maravilha da liberdade de expressão ecoando entre os prédios, com pessoas talentosas, cantando com ‘moderação’ (até demais) dentro do limite dos horários permitidos para emitir músicas altas e bem vindas, que fazem bem à alma e ao coração!
Eu apoio e adoro a cultura brasileira e mundial e emito um sonoro BRAVO para todos vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário