quarta-feira, 18 de maio de 2011

Entre os lugares mais lindos que já vi!

Aos amantes da antiga saga “O Poderoso Chefão”, que pensam que o sul da Itália é feio, pobre, dominado pelo medo da máfia, com pessoas rudes e perigosas, preparem-se para os próximos capítulos de “Entre as coisas mais lindas que eu conheci”.
Fazendo uma preparação para adentrar em terras italianas sulinas, resolvi seguir o conselho de uma blumenauense, casada com um napolitano, e assisti ao filme “Benvenuti al Sud”. Assisti uma vez antes de vir, outra no trem, outra em Palizzi e outra vez em Reggio. E já estou com vontade de ver novamente. É uma comédia deliciosa que descreve perfeitamente o povo do sul, sua forma acolhedora de receber as pessoas, seu litoral de belezas inacreditáveis, banhado pelos mares Jônico e Tirreno, de uma água azul turquesa de cair o queixo e de como o resto da Itália tem preconceito contra os “terroni” – denominação que usam para descrever os italianos do sul, como se fossem os nossos “colonos”, ou da terra. Em contrapartida os sulinos chamam o povo do norte de “polentoni” por serem os famosos comedores de polenta.
Para desmistificar essa história de que a Itália só é boa para o turismo lá para o Norte (Milão, Veneza, Florença, Roma, Toscana e outros pontos conhecidos) vou começar postando cinco fotos de Taormina, uma pérola da Sicilia, que visitei este ano.
Taormina é um lugar incrível, cravada numa montanha, com uma ruazinha encantadora, com um mix de lojas de marcas mundialmente renomadas e outras de souvenirs, com igrejas de vários séculos de idade, vielas, becos estreitinhos e até mesmo uma “scala d’amore” a escada do amor. Chegando ao fim da caminhada, uma vista deslumbrante: de um lado o imenso vulcão Etna com uma cobertura de gelo no topo, do outro lado uma igreja no topo da montanha e do outro o mar de um azul profundo e tão transparente que se vê o fundo. E claro, como não poderia faltar, preso no portão de ferro, mais um dos famosos cadeados de algum casal apaixonado!
Por hoje fiquem com Taormina, Sicilia. Amanhã tem mais! Arrivederci!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário